Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Carlos, Neide Maria [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/144360
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Resumo: |
O futebol está inserido na cultura brasileira como um espaço simbólico de representação social. Relevante fenômeno de audiência, ele ocupa espaços ainda mais significativos durante a realização de uma Copa do Mundo. Dessa forma, a derrota em um Mundial pode revelar conflitos próprios da nossa sociedade. Nesse contexto, o fotojornalismo esportivo se constitui em relevante recurso de informação dos fatos que envolvem esse esporte. O presente trabalho propõe uma análise do discurso construído através do jornalismo impresso e da fotografia como principal recurso discursivo. Buscamos identificar quais os enunciados estáveis do discurso jornalístico no dia seguinte à partida Brasil 1 x 7 Alemanha, válida pelas semifinais do torneio e realizada no dia 8 de julho de 2014, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG). Com esse resultado, a Seleção Brasileira não pôde participar da decisão do Mundial, restando-lhe apenas a disputa do terceiro e quarto lugares. Foram analisadas 68 capas de jornais, em edições do dia 9 de julho de 2014, que retrataram a derrota da seleção brasileira para a Alemanha na Copa do Mundo Fifa 2014. Das recorrências discursivas encontradas, destaca-se aqui o choro como fator recorrente em 20 dessas páginas. Fator relevante de mobilização, o choro representaria uma ideia latente em nossa sociedade de um ethos brasileiro emotivo que se contrapõe à razão. Desse modo, o objetivo desta dissertação é procurar compreender quais os sentidos das lágrimas que foram vistas, retratadas e sublinhadas nas narrativas que se seguiram à derrota. |