Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Brennand, Evelaine Martines |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/153343
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Resumo: |
Esta pesquisa se propõe analisar os processos formativos e de consolidação do Coletivo Nacional de Cultura do MST. Para tanto, visamos buscar os primeiros elementos estéticos relativos aos processos iniciais, quando do surgimento histórico do MST, no empenho de elucidar e correlacionar a luta pela terra realizada pelo Movimento, com algumas de suas matrizes culturais. Assim, objetiva-se ter um “olhar cultural” sobre o MST, sua luta contra- hegemônica e as formas de resistência em seus territórios, além de se buscar na história do MST suas relações com ideias sobre cultura e arte. A pesquisa dedica mais ênfase no período compreendido entre 2003 e 2010, durante o governo de Luís Inácio Lula da Silva. Pretendemos contribuir na reflexão sobre o caminho que o MST percorreu no debate geral sobre as ideias de cultura, a partir de uma abordagem marxista, e de como e seu Coletivo Nacional de Cultura avançou no desafio em criar uma produção artística contra-hegemônica para contribuir na formação cultural de todo o MST. Este desafio transcorre pelo desenvolvimento humano em sua forma integral, na formação de valores humanos anti- capitalistas, objetivando a melhoria das formas de vida para a constituição de territórios de resistência. |