Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Carvalho, Vinícius Paggioli de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/190936
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Resumo: |
A indústria fonográfica com o advento dos equipamentos digitais de gravação sofreu grandes transformações nos últimos anos. A mudança mais marcante é a migração dos músicos que antes trabalhavam com grandes gravadoras e hoje trabalham de forma independente, com estúdios construídos ou adaptados em suas residências, os chamados home studios. Seja em um grande estúdio profissional de gravação, ou em um home studio, o estudo da acústica do local é imprescindível para se obter boa qualidade nas gravações. Uma das áreas aplicadas da acústica é a avaliação e desenvolvimento de ambientes utilizados para gravações de áudio. Essa área contempla diversas avaliações de grande valia, quando se trata da garantia da qualidade acústica das salas em um home studio. Reverberações, isolamento sonoro, entre outras variáveis de projeto definem parâmetros acústicos do ambiente. A obtenção destes parâmetros e adaptações do local para diferentes usos, entre outras características utilizadas para avaliação da qualidade sonora dos ambientes, podem ser dadas através do estudo e avaliação do modelo acústico do estúdio, visto que esses parâmetros estão diretamente relacionados com os materiais construtivos, dimensões e arquitetura do ambiente. Este trabalho teve como objetivo o estudo do efeito desses parâmetros na acústica dos ambientes e a criação de modelos numéricos representativos de predição acústica, a partir da análise e avaliação em dois estúdios diferentes. Assim, provendo embasamento teórico-experimental para que haja um melhor entendimento sobre a influência dos elementos constituintes no tratamento e isolamento acústico das salas de gravação e mixagem. Além das medições in situ, foram feitas simulações numéricas através do software CadnaR, utilizando a geometria dos estúdios como referência, para o ajuste e geração de modelos de predição, com o objetivo de predizer comportamentos de Tempo de Reverberação e Isolamento Sonoro nas salas sob diferentes condições de tratamento acústico. Com estas ferramentas em mãos, foi possível predizer quais alterações são mais adequadas para que a sala tenha um melhor desempenho para um dado tipo de uso, atender determinadas especificações na gravação (voz ou instrumento musical), de acordo com a resposta em frequência e reverberação. Da mesma forma, também se tornou viável simular o comportamento acústico de uma sala que ainda será construída ou adaptada para a prática do home studio. |