Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Miranda, Fernando de Souza [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/157304
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Resumo: |
O presente trabalho aponta algumas das principais técnicas idiomáticas do berimbau brasileiro, e demonstra como estes elementos foram usados na elaboração de três composições para conjunto de berimbaus. A pesquisa foi instigada pela vivência prática com este instrumento em diferentes contextos musicais, o que resultou na possibilidade de utilizar os conhecimentos técnicos aprendidos na Capoeira e em alguns trabalhos da MPB, para serem ferramentas composicionais em obras para grupos de câmara. Por decorrência deste processo foi necessário identificar e definir alguns dos recursos idiomáticos mais comuns do instrumento. Para ilustrar e melhor compreender sobre o idiomatismo do berimbau, recorremos a transcrições de gravações fonográficas de importantes instrumentistas da Capoeira e da música popular brasileira. |