Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Ribeiro, Vera Lúcia |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/202635
|
Resumo: |
Esta pesquisa é desenvolvida e relatada a partir da experiência de vinte e cinco estudos de criação de cenas para a construção de um experimento cênico como trabalho prático e concluído como teatro performativo. O processo criativo dá ênfase à investigação da tríade corpo-voz-imaginação, ou seja: corpo, voz (canto, articulações sonoras e fala) e imaginação (imagens), tendo como alicerce a prática de Meditação Ativa de Osho como uma ferramenta que “ativa” o estado criativo da atriz. A evolução da trajetória é relatada com integridade e a mais aprofundada transparência dos estados sensíveis e criativos gerados pelos ensaios nos diferentes momentos imersivos. Descreve, com detalhes, as observações dos efeitos psicofísicos, insights, imagens (imaginação) e a transmutação desses elementos para a criação das cenas. O reconhecimento destes aspectos cênicos abre diálogo com diferentes autores, sustentando-se nos escritos do mestre indiano Osho e traçando relações com os preceitos dos autores Jerzy Grotowski, Constantin Stanislavski e Antonin Artaud, contando, ainda, com embasamento nos estudos dos autores Mark Olsen, Cassiano Sydow Quilici, David Lynch e Nancy Qualls-Corbett em reforço ao pensamento oriental no desenvolvimento corporal, psicofísico e espiritual para a atriz na criação das cenas. A pesquisa aborda algumas questões sobre a vida do mestre Osho, em especial, as polêmicas relacionadas à sua postura controversa ante as religiões, e expõe o detalhamento de doze Meditações Ativas criadas por ele, praticadas aqui com um mestre sannyasin. Apresenta alguns exercícios vocais e fecha o estudo com a descrição de uma oficina de teatro ministrada pela pesquisadora, baseada na aplicação orientada da Meditação Ativa como dispositivo de criação. |