Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Migliorini, Daniel Diego de Souza |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/234924
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Resumo: |
Esse trabalho tem como objetivo principal elaborar um material de apoio no desenvolvimento do conteúdo “Feudalismo” componente do currículo da disciplina de História, fundamentado a partir das defasagens apresentadas por alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental. A aplicação da pesquisa deu-se com 15 alunos do sétimo ano, nos quais participaram da aula de aplicação do objeto de aprendizagem “Era Feudal”, onde foram apresentados os conteúdos para desenvolvimento da aprendizagem e funcionou como recurso facilitador do processo de ensino- aprendizagem. Inicialmente, após a aula expositiva e dialogada com relação ao conteúdo de Feudalismo, no laboratório de informática da escola, os alunos tiveram acesso ao jogo “Era Feudal” e ao final, responderam uma avaliação referente ao conteúdo apresentado com o objetivo de identificar as dificuldades encontradas pelos alunos na aprendizagem durante a realização do jogo. Com essa avaliação pode-se verificar as lacunas apresentadas pelos alunos e com isso identificar assuntos e possibilidades para a elaboração de um produto de apoio ou material complementar para os professores de história utilizarem durante suas aulas sobre feudalismo. Com base nos dados analisados das dificuldades apresentadas pelos alunos, podemos identificar uma mudança significativa de melhoria da aprendizagem, com 60% de avanço em uma das categorias. Em seguida, foi desenvolvida uma hipermídia com o intuito de sanar as dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. Logo após a elaboração da hipermídia, a mesma foi aplicada com os mesmos alunos em uma aula, com os conteúdos vistos durante o jogo de forma interativa e didática, com vídeos, imagens e conteúdos suplementares e uma nova avaliação foi aplicada para verificar as impressões que obtiveram do material, os conteúdos e interação, com o objetivo de identificar os avanços na aprendizagem que podem ser atribuídos ao uso do material complementar desenvolvido nesta pesquisa. Ao final, notou-se que os alunos passaram a ter maior compreensão sobre o tema e apresentaram um bom desenvolvimento, capazes de entender melhor o funcionamento do sistema feudal, a sociedade, os impostos, as relações entre suserano e vassalo e demais dúvidas que tinham. |