Aspectos da literatura de cordel em A Pedra do Reino, de Ariano Suassuna

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Maioli, Juliana Bevilacqua [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/94098
Resumo: A literatura popular exerce uma notável influência nas produções artísticas de Ariano Suassuna, podendo, inclusive, ser tomada como uma das fontes de inspiração de suas obras. Partindo desta consideração, empreendemos, neste trabalho, uma análise do Romance da pedra do reino e o príncipe do sangue do vai-e-volta (1971) pautando-nos, sobretudo, pelo estudo dos aspectos formais, temáticos e ideológicos recorrentes nos folhetos e romances de cordel que, integrando a malha textual da narrativa suassuniana, cimentam a sua base estrutural. Desta maneira, à luz das teorias elaboradas por Linda Hutcheon e Mikhail Bakhtin, sobre a paródia e a carnavalização, respectivamente, observamos como se dá o mecanismo de recriação dos elementos do cordel no interior do romance, contexto em que são “refuncionalizados”, passando, assim, a adquirir uma dimensão mais plurissignificativa. Logo, apontamos como a reinvenção dos aspectos folhetescos contribui para a criação de uma nova forma de representação artística que, pretensamente “livre” das convenções estéticas, é capaz de subverter os padrões consagrados, propondo a abertura de caminhos alternativos para o processo de criação literária.