Discurso, gênero e argumentação na auto-ajuda de Shinyashiki

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Oliveira, Sheila Fernandes Pimenta e [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/100088
Resumo: A investigação inicia com a apresentação de comentários feitos pela mídia impressa de massa - revistas Veja e Super Interessante - e do discurso editorial impresso nas contracapas de livros de auto-ajuda, para examinar a imagem que é constituída sobre a auto-ajuda junto à sociedade. Ainda são discutidas três pesquisas acadêmicas e algumas críticas sobre o referido tema, como forma de estabelecimento de outras possibilidades de leitura sobre o discurso da auto-ajuda, além daquelas já realizadas. O objetivo é refletir, por meio de perspectivas discursivas e argumentativas, sobre o discurso, o gênero, o sujeito e a argumentação na auto-ajuda. Para tanto, são fundamentos teóricos os estudos sobre o dialogismo na linguagem, reunindo-se os preceitos do círculo bakhtiniano, e os preceitos da Nova retórica de Perelman e Tyteca (1996) que auxiliam no esclarecimento de algumas indagações: o que são o discurso e o sujeito da auto-ajuda? O que se pode afirmar sobre o gênero auto-ajuda? Quais os procedimentos de composição dos argumentos na auto-ajuda? As principais considerações apresentam, enquanto valores veiculados pela auto-ajuda, um discurso autoritário, constituído por múltiplas vozes apropriadas da ciência, da filosofia e da religião, que ajusta um sujeito a uma sociedade pós-moderna em que a racionalização dos sentimentos é enfocada e o instante é o tempo que o sujeito tem para se transformar e conseguir a felicidade plena, ouvidos os argumentos de superação da auto-ajuda.