Desenvolvimento de Aplicativo Móvel para Gamificar as questões dos Testes de Progresso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Dias, Rafael Teixeira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/252881
Resumo: Introdução: Teste de Progresso (TP) é uma estratégia de avaliação institucional e individual no processo de ensino-aprendizagem e permite ao estudante, situar-se em seu processo evolutivo, e à instituição realizar um diagnóstico de suas deficiências ao longo de sua estrutura curricular. Com foco no potencial do TP como instrumento de aprendizagem e considerando o potencial de aproveitamento que o banco de questões já utilizadas possui, este estudo propôs o desenvolvimento de aplicativo mobile que permite a apresentação das questões do TP em um formato lúdico, utilizando técnicas e estratégias de Gamificação. Objetivo: Desenvolver um aplicativo móvel que apresenta as questões do Teste de Progresso em uma experiência lúdica e envolvente, utilizando técnicas e estratégias de Gamificação. Método: A construção e disponibilização do aplicativo (ATP) foi dividida em três frentes de competências técnicas: Arquitetura e Infraestrutura, Desenvolvimento Ágil e Gamificação. O desenvolvimento do aplicativo foi realizado utilizando as ferramentas Flutter para criação da interface, banco de dados PostgreSQL e infraestrutura Azure com servidor Linux para hospedagem, controle e disponibilidade de acesso via API Rest. Importadas as questões do TP aplicadas nos anos 2017 e 2022. Foram utilizados conceitos de desenvolvimento ágil com foco no MVP (Produto Mínimo Viável), e técnicas de Gamificação para incentivar o engajamento dos estudantes na utilização do aplicativo. O ATP foi disponibilizado na loja virtual Google Play Store. A avaliação do ATP foi realizada por meio de formulário eletrônico respondido por estudantes de todas as séries do curso de graduação em medicina quanto a usabilidade, apresentação e utilidade do modelo proposto. Resultados: O ATP apresenta recursos de inscrição dos usuários e administradores, cadastro de questões na base de dados e telas de acesso às questões, respostas e feedback. A avaliação de usabilidade e experiência dos usuários apresentou resultados favoráveis por mais de 50% em todos os critérios de usabilidade eexperiência do usuário. Adicionalmente, observou-se significativo reconhecimento da utilidade do aplicativo no apoio ao estudo das questões apresentadas. Conclusão: Este estudo demonstrou que o desenvolvimento de um aplicativo móvel utilizando técnicas de Gamificação para apresentar as questões do Teste de Progresso foi bem-sucedido. Os resultados positivos obtidos comprovam que a abordagem lúdica e envolvente, proporciona um instrumento valioso para direcionar o estudo e a revisão das questões, superando as limitações do TP tradicional.