Formar, experienciar, encorajar: práticas de contação de histórias dramatizadas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Aragão, Janaina de Sousa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/214537
Resumo: Esta tese disserta sobre uma experiência formativa desenvolvida e experienciada por mim e dividida em duas etapas. A primeira etapa consistiu no oferecimento de um curso de formação continuada, intitulado “Jogos Teatrais e Contação de Histórias” (primeiro semestre de 2018), do qual participaram vinte e quatro professores das Etapas I e II da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Rio Claro. A segunda etapa consistiu em acompanhar uma das professoras participantes do referido curso, (segundo semestre de 2018), tendo a intenção de promover e planejar juntas, na Hora de Trabalho Pedagógico Individual (HTPI), atividades que proporcionassem às crianças experiências com a contação de histórias dramatizadas. A pesquisa teve como objetivo geral investigar as contribuições e as potencialidades da contação de histórias dramatizadas na constituição docente, e como objetivos específicos: sistematizar propostas pedagógicas para professores e crianças que possibilitam a redescoberta do corpo e de suas diferentes expressividades cênicas; mapear e analisar produções acadêmicas (artigos, teses e dissertações) com o intuito de ampliar o referencial teórico sobre contação de histórias. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que teve como abordagem a perspectiva da investigação narrativa de experiências do vivido (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015). A interpretação dos dados foi inspirada pelo Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989). Os materiais que compõem o corpo documental são: 1. Referentes ao curso: Diário de bordo coletivo dos professores participantes do curso de formação; Relatos de experiências (escritas individuais); 2. Referentes ao trabalho desenvolvido na escola: Caderno da professora que acompanhei na sala de aula; Troca de cartas entre mim e a professora; 3. Materiais que foram produzidos em ambos os contextos: meu diário de bordo e as fotografias. As lições que surgem a partir da experiência narrada são: a contação de histórias dramatizadas na formação de professores como prática que promove o fazer artístico na escola; a legitimação de espaços de autoria, de fala, de experiências estéticas e experiências artísticas para as crianças; a promoção de uma formação inicial e continuada de um professor cria(nça), um professor que volte a se perceber como dono de um corpo latente de expressividade cênica, que não tenha medo do ridículo, que acredita em uma educação sensível e se permita sonhar e voar, mesmo sem asas.