Ecos da idade média em "Là-bas" (1891), de Joris-Karl Huysmans

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Amorin, Leonardo Rocha
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/244623
Resumo: O presente trabalho tem o interesse em refletir sobre o lugar da Idade Média na obra Nas Profundezas (2019), originalmente, em francês, Là-Bas (1891), de Joris-Karl Huysmans. O romance tem como parte de sua trama a vida da personagem Durtal, um escritor que, ao escrever a biografia da assombrosa figura do século XV, Gilles de Rais, se vê imergido em um universo medieval e diabólico. O interesse de Durtal expande-se por toda a Idade Média, classificando-a de duas formas distintas, mas coexistentes: a Idade Média Luminosa e a Idade Média Obscura. A primeira parte representa um senso histórico comum, um período dominado pela Igreja Católica e pelo pensamento cristão, colocando a vida dos santos como exemplos de bom cristão. A segunda é o medievo ainda ligado ao passado pagão europeu, período em que as primeiras representações do diabo surgiram, bem como os primeiros grupos de alquimia e misticismo, consoantes, também, às sociedades secretas de adoração ao demônio, ligadas aos sacrifícios humanos, em nome de uma busca diabólica, semelhante aos assassinatos cometidos por Gilles de Rais. Durtal. Em toda a sua pesquisa, ele se mostra, ainda, interessado na releitura destas distintas Idades Médias no século XIX, discutindo, nos encontros com o sineiro Carhaix, sobre a importância dos sinos das igrejas, sendo estes ainda resquícios da Idade Média Luminosa. É na Missa Negra que Durtal descobre a principal releitura da Idade Média Obscura em seu tempo. Propomos, em um primeiro momento, analisar este romance na perspectiva da compreensão dessas duas Idades Médias construídas por Huysmans e de suas referências na obra, usando Gilles de Rais como o principal fio condutor desse momento. Em seguida, pretendemos refletir sobre o contexto do Romantismo Sombrio e do fin-de-siècle francês, propondo uma análise, segundo Auerbach (1972), da obra literária, da História e da sociedade, uma vez que muitos acontecimentos históricos são retratados ao longo da trama do romance, como, por exemplo, notícias de jornais, trabalhos acadêmicos e eventos do período. Nesse segundo momento, o interesse de Durtal, em participar da Missa Negra, torna-se a parte norteadora para compreender a releitura da Idade Média Obscura no século XIX feita por Huysmans. Considerando, assim, as produções do Romantismo Sombrio, segundo Mario Praz (1951), realizaremos um exercício de literatura comparada com autores e obras do mesmo período que continham a Idade Média como tema em suas tramas.