Una chitarra all'opera: Inter-relações entre um instrumento e um gênero musical

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Rocha J., Atilio Goltardo da [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/257094
Resumo: O objetivo desta tese é analisar a confluência e a relação existentes entre a música de cena, particularmente mas não só a ópera, e a guitarra. Nossas principais referências foram, no período barroco, os trabalhos de EISENHARDT 2015 e PAGE 2017, e no século XX o trabalho de WEISS 2013. Desde os princípios da história da ópera temos guitarras inseridas em obras deste repertório de maneira curiosamente frequente, e uma vez que este instrumento não é comumente parte integrante da orquestra sinfônica, viemos através deste estudo buscar possíveis significações desta relação. O estudo foi feito separando as aparições do instrumento em três categorias que refletem as maneiras como o instrumento foi representado nas obras de cada um dos três períodos estudados: a guitarra cênica no período barroco, guitarra tipo nos períodos clássico e romântico e guitarra protagonista no século XX. Também escolhemos uma obra representativa de cada período\categoria para uma análise aprofundada, e em seguida apresentamos as demais obras em quadros para uma entabulação sistemática e análise dos dados depreendidos.