Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Cilli, Thaís Lari Braga |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/239107
|
Resumo: |
O desenvolvimento de objetos em realidade virtual, especialmente na modalidade fotografia em 360° é, teoricamente, de fácil execução. Com pouco investimento, utilizando um smartphone com câmera e alguns recursos digitais, é possível desenvolver objetos de aprendizagem nessa modalidade. Porém, mesmo assim, não é comum ver docentes desenvolverem materiais didáticos utilizando esse recurso. Embora seja possível considerar que o problema esteja na tecnologia, a baixa adesão de docentes a esse tipo de material também pode ser causada pelo desconhecimento do caminho que se deve percorrer para desenvolver objetos interessantes, interativos e conectados com o objetivo de aprendizagem. Em investigação realizada nesta pesquisa, constatou-se que existe interesse por parte de docentes e discentes nesse tipo de produto didático, mas sua utilização está limitada ao que já existe, ou seja, ao que outras pessoas criaram. Seria viável desenvolver um framework que se utilize de princípios de design para auxiliar docentes a criarem seus próprios objetos de aprendizagem em realidade virtual na modalidade fotografia em 360°? Objetivando-se a elaboração de uma metodologia para desenvolvimento de objeto de aprendizagem nessa modalidade, realizou-se o levantamento de premissas de mecânicas de jogos, narrativas por meio de storytelling e a teoria rizomática deleuziana, além de conceitos voltados para educação, objetos de aprendizagem, letramento digital e objetivos de aprendizagem diagnosticados pela Taxonomia de Bloom. Para interpretar a metodologia em um framework, premissas do Design de Interface e Learning Design possibilitaram a elaboração da ‘Jornada ao Virtual’, um guia para docentes que os possibilita tentar desenvolver seu próprio objeto de aprendizagem em realidade virtual na modalidade fotografia em 360°. |