Santuário virtual : desenvolvimento de um protótipo em realidade virtual imersiva em prol da preservação animal

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Nunes, Miriam dos Santos
Orientador(a): Bruscato, Léia Miotto
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/221424
Resumo: A prática de usar animais selvagens como entretenimento ganhou impulso na Idade Moderna, com a expansão do colonialismo. Espécies exóticas, trazidas de várias partes do mundo, eram apresentadas ao público em zoológicos e circos. No entanto, com a conscientização das pessoas sobre os direitos dos animais, este tipo de lazer vem sendo questionado. Diversos países já fecharam estes espaços. Porém, defensores dos zoológicos alegam que estes locais se destinam à diversão, à educação, geram oportunidades para pesquisas científicas e ajudam na preservação de espécies em extinção. Uma alternativa para satisfazer a curiosidade do público e contribuir para a educação, sem expor ou enjaular os animais, seria a implantação de santuários virtuais, nos quais as pessoas, por meio de óculos de realidade virtual, pudessem ter a experiência de conhecer as espécies animais, muitas vezes com mais proximidade e interação do que na vida real. Este trabalho, frente à preocupação com o bem-estar animal, teve por objetivo desenvolver um protótipo em realidade virtual (RV) imersiva que simule um santuário de uma espécie. O intuito é apresentar oportunidades para o desenvolvimento de aplicações em RV que possam colaborar em pesquisas científicas em prol da preservação de espécies em extinção. Para o seu desenvolvimento, foram analisadas algumas das principais ferramentas gratuitas disponíveis no mercado para criação de experiências em RV, entre 2019 e 2020, quando se desenvolveu esta pesquisa. Este trabalho resultou no desenvolvimento de um protótipo da aplicação em realidade virtual imersiva intitulada "Santuário Virtual". Também foi gravado um vídeo, publicado na plataforma de vídeo YouTube, permitindo assistir a uma apresentação do protótipo sem a necessidade de equipamentos de RV, porém sem utilizar os recursos de interatividade próprios desta tecnologia. A pesquisa demonstrou, portanto, que é possível criar protótipos de alta fidelidade com baixo recursos financeiros para o desenvolvimento de ambientes virtuais destinados à educação e ao entretenimento, sem ferir os direitos dos animais.