Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Lisounenko Neto, Alexei |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/192100
|
Resumo: |
A escrita e criação musical sofreram grandes mudanças com o advento das tecnologias digitais. Das inscrições em paredes da civilização pré-histórica, passamos para a pena, o lápis, a caneta chegando ao computador. Com a criação e evolução dos programas de composição musical o compositor passou a ter uma ferramenta que aumenta as possibilidades e facilidades de criação. Programas onde são permitidos escrever música com o teclado do computador, com o teclado virtual, ou até mesmo com o auxílio de um instrumento musical eletrônico, armazenar a música composta, inserir regras de composições, se transformam num importante assistente do músico, podendo auxiliá-lo a descobrir novas possibilidades e criar novos rumos para a composição musical. As tecnologias digitais dão suporte para a produção e distribuição de informações que causam grandes impactos na forma de criar e no que se cria. Com estas tecnologias, além de escrever, é possível ouvir o que foi escrito, e com os sons dos instrumentos escolhidos. Com estas ferramentas um compositor pode escutar a sua obra completa antes mesmo dela ser experimentada por músicos. Essa funcionalidade permite ao compositor corrigir eventuais erros e verificar se o resultado final ficou de acordo com o esperado, permitindo alterações e até novas experiências com notas e instrumentos. Os objetos deste trabalho são softwares de composição musical. O objetivo geral foi selecionar softwares de composição musical que salvem em arquivo MIDI, MusicXML, PDF e que possuam versão DEMO. Os objetivos específicos foram apresentar as características dos softwares selecionados demonstrando particularidades que auxiliem o compositor na criação e produção de música e definir dentre eles qual é o mais adequado para um compositor profissional compor música de forma digital. |