Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Ferreira, Heitor Nelson [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/202884
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Resumo: |
Esta dissertação investiga o problema da formação do desejo virtuoso, que é uma das condições para a aquisição da virtude. O problema surge da interpretação que Aristóteles reconhece o conflito moral da acrasia como conflito entre a razão e o desejo. Consequentemente, tem-se que o filósofo parece também advogar em favor da tese da involuntariedade da virtude, pois é possível ao agente realizar a ação correta de modo não virtuoso, ou seja, não a desejando pelo motivo apropriado. Para se passar ao estado ético é necessário fazê-lo, i.e, é necessário que o agente faça a ação virtuosa virtuosamente, desejando ser virtuoso pela virtude em si mesma, mas Aristóteles limita a atividade racional da deliberação aos meios, excluindo-a em relação aos fins. Se a aquisição da virtude depende da formação do desejo virtuoso, que por sua vez é o desejar pelo motivo apropriado, é preciso entender como isso pode ocorrer considerando a supressão da deliberação sobre os fins. O exame da proposta aristotélica de aquisição de virtude, contudo, mostra que esta quadra-se com a tese que o conhecimento não é condição suficiente para a educação ética, sendo necessário que se constitua o desejo virtuoso, o que postula a possibilidade da passagem ao momento propriamente ético. Também infere-se que o filósofo postula a necessidade da educação do desejo, por considerar que a maioria dos indivíduos não agem virtuosamente, o que atribui à predominância da satisfação dos apetites em detrimento dos desejos conforme à razão. |