Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Sguassábia, Fernanda Cassiolato Marti [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/205073
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Resumo: |
Este estudo tem em vista a postura do protagonista (seja masculino ou feminino) de três contos de fadas de Marina Colasanti — “A primeira só” (1979), “A moça tecelã” (1982) e “O moço que não tinha nome” (1997). A análise leva em conta o diálogo destes com os contos de fadas tradicionais e dá especial atenção aos momentos de tomada de decisão do/da protagonista de cada uma dessas narrativas feéricas da escritora, uma vez que esses momentos fomentam guinadas no enredo e refletem a conquista de autoconfiança e emancipação da personagem. Tratam-se de momentos de ruptura, dentro dos textos de Colasanti, e que se revelam elementos inovadores com relação aos contos populares oriundos da tradição oral. As personagens principais dos contos colasantianos citados enfrentam seus medos para tornarem-se protagonistas de seus destinos, mesmo que isto suscite perdas e sofrimento. Assim, podemos considerá-las agentes de mudança de suas próprias vidas, pois adotam uma postura ativa e autônoma na busca pela liberdade. |