Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Fernandes Junior, Marco Antonio João [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/150456
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Resumo: |
Este estudo foi desenvolvido a partir das observações realizadas pelo professor/pesquisador, durante as aulas de arte ministradas na educação básica, e do questionamento: como os alunos percebem a relação da arte com as outras disciplinas, mais especificamente com as ciências? Dessa forma, a pesquisa tem por objetivo: analisar as concepções dos discentes sobre as disciplinas arte e ciências, bem como propiciar uma reflexão sobre as práticas artísticas e científicas relacionadas à fotografia. Preliminarmente o estudo faz uma reflexão sobre as produções artísticas e científicas, para, em seguida, propor alguns questionamentos revelados pela invenção da fotografia sobre a concepção da imagem como realidade e das ciências como verdade. Tais questionamentos foram discutidos junto aos discentes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do interior de São Paulo, a partir de uma sequência didática de cunho interdisciplinar, abordando os conteúdos de ciências e arte aplicados no desenvolvimento da fotografia. Nas respostas dos discentes observou-se a necessidade de práticas interdisciplinares para ampliar e desconstruir determinadas imagens equivocadas que os alunos possuem em relação à arte e à ciência. Desta pesquisa resultou um livro como produto educacional, cuja finalidade é subsidiar a prática docente em propor estudos interdisciplinares relacionando arte, ciências e fotografia. |