O graffiti como patrimônio cultural material

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Lima, Fábio Rogério Batista [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/153543
Resumo: Na atualidade vivencia-se o que Bauman (2001) conceituou de modernidade líquida, identificada como aquela em que as relações humanas e sociais são caracterizadas por não terem configuração de solidez ou como aquela em que não se conserva forma por muito tempo; prima-se pela mudança; vive-se das inconstâncias. A natureza desta liquidez é reconhecida por conta da leveza, da mutabilidade e da mobilidade das relações. A importância da preservação da memória artística para as futuras gerações também tem mudado. Com o grande avanço nas tecnologias de reprodução e exposição às massas, obras de arte se disseminam com a facilidade de circulação das imagens. Essas manifestações estão nos muros da cidade, locais esses que têm suas superfícies alteradas e apagadas diariamente. Diante disso, questiona-se como se dá o tratamento documental do graffiti como manifestação de arte efêmera? Em decorrência, como pressuposto da tese, aponta-se que o tratamento documental do graffiti, convertido em recurso digital, apresentará elementos para sua consolidação como patrimônio cultural material. Delimitou-se como objetivo propor como se dá o tratamento documental do graffiti, convertido em recurso imagético, considerando a ubiquidade, os aspectos da informação líquida e da ecologia da informação e as novas formas de disponibilizar o acesso. O estudo apresenta abordagem qualitativa, de natureza descritivoexploratória tendo como universo de pesquisa projetos de exposições digitais de arte urbana. Como resultado, verificou-se que o uso estratégico das tecnologias de informação e comunicação e a aplicação efetiva dos padrões de representação de obras de artes são fatores determinantes para garantia do armazenamento, recuperação e acesso ubíquo ao patrimônio cultural material. A proposta de representação documental de graffiti apresenta o padrão de estrutura de dados R ore - Resources Association Visual versão 4 0, por sua melhor adequação à descrição da manifestação de arte do tipo graffiti, por possibilitar a correlação entre obra, imagem e coleções Nesse sentido, foi possível elaborar uma proposta de aplicação contendo três novos elementos descritivos: "citação cultural", "citação espaço temporal" e "citação ideológica" como forma de trazer o contexto em que o graffiti foi criado e apresentar elementos que viabilize a efetivação do graffiti como patrimônio cultural material.