Humberto Mauro, o mestre do cinema brasileiro: Lábios sem beijo, Ganga bruta e Canto de uma saudade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Kadayan, Fabia Giordano Guilherme [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/194477
Resumo: Esta pesquisa tem por objeto o estudo do pioneirismo cinematográfico de Humberto Mauro, que desponta no cenário nacional com suas obras, demostrando desenvoltura e autenticidade na predileção por temas brasileiros. Inicialmente, comandando um dos mais importantes ciclos regionais cinematográficos do país, o de Cataguases, assina cinco filmes: “Valadião, o Cratera”; “Na Primavera da Vida”; “Thesouro Perdido”; “Brasa Dormida” e “Sangue Mineiro”. Logo após, inicia o ciclo carioca, com inúmeras produções, entre elas, as aqui analisadas, “Lábios sem Beijo” e “Ganga Bruta” e, por fim, seguimos com o estudo do último longa metragem produzido por Humberto Mauro no retorno para casa, em Volta Grande - Minas Gerais: o “Canto de Uma Saudade”. Com grandes habilidades, Mauro vai agregando em sua prática novas técnicas, requinte na linguagem e habilidosas estratégias de filmagem que se aprimoram a cada dia na construção de uma estética contemporânea da sétima arte expressada na sua singularidade e desenhando o retrato do cinema no Brasil.