Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Pereira, Renato Sergio Ferreira |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/243090
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Resumo: |
Esta pesquisa analisa os romances Outlander (1991) e Dragonfly in Amber (1992), da autora estadunidense Diana Gabaldon. O enredo retrata as tentativas de Claire Beauchamp, uma enfermeira do século XX, cuja viagem no tempo ocorre acidentalmente através de um círculo de pedras, e James Fraser, um escocês do século XVIII, de impedirem o último levante Jacobita (1745), na Escócia. Por meio de Claire, eles têm consciência de que o conflito entre a Inglaterra e a Escócia culminará na Batalha de Culloden, onde os ingleses massacram o povo escocês das Terras Altas. A batalha foi um momento decisivo para a sociedade escocesa do século XVIII tendo, como consequência, sua cultura suprimida durante 100 anos. Além das milhares de vidas perdidas no campo de batalha, o sistema de clãs, que perdurou por muitos séculos, foi abolido, e o uso da tartã, famoso tecido xadrez, foi proibido. Os romances resgatam esse importante e crucial momento na história da Escócia. Desde a Revolução Gloriosa, o povo das Terras Altas sonhava com a independência do julgo inglês e com um rei escocês e católico novamente no trono; sonho dizimado em Culloden. Para análise das obras, utilizaremos o conceito de “metaficção historiográfica” cunhado por Hutcheon (1991). Pela “metaficção historiográfica” discute-se que a história, assim como a literatura, são discursos, desse modo, construtos linguísticos, carregando em si ideologias, crenças, visões de mundo dos historiadores. Retomar o movimento jacobita e suas consequências de forma crítica pela visão da protagonista Claire impede que a história se encerre como uma única verdade, possibilitando a apresentação de novas perspectivas. Os romances trazem o lado dos que perderam a guerra e foram subjugados, apresentando-nos seus anseios, desejos e sua rica cultura suprimida. Portanto, a história pode ser reconstruída a partir de novos olhares e questionamentos lançados sobre o passado. |