Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Eugênio, Edison [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/143462
|
Resumo: |
A pesquisa aqui proposta apresenta uma reflexão teórico-crítica acerca da relação entre o espectador e a obra de arte. Situando-se na continuidade dos estudos anteriores, investe-se na experiência pessoal do autor em diálogo com os pensamentos de Marcel Duchamp e Luigi Pareyson. Partindo do pressuposto de que qualquer pessoa que se disponha a ler um trabalho artístico possa vir a ser uma coautora da obra, o estudo se desenvolve por meio de problematizações dos processos de criação no fazer artístico e dos processos de leitura e interpretação da obra de arte em sua recepção,buscando possíveis confluências que possam vir a iluminar a questão do espectador como um coautor do trabalho artístico e, nessa medida, como um espectador-artista. |