A religião, a magia e o canto de Orfeu na Argonáutica de Apolônio de Rodes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Diniz, Fábio Gerônimo Mota [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/115671
Resumo: Esse trabalho analisa os aspectos significativos do personagem Orfeu dentro da obra Argonáutica, de Apolônio de Rodes, verificando três características principais de sua composição: (i) a função de Orfeu como líder religioso da expedição, (ii) o papel de Orfeu como figura mágica dentro do poema e, por fim, (iii) o seu papel como aedo e alter ego do próprio narrador, tendo em vista como essas características do personagem se relacionam entre si, para a construção da figura de Orfeu. Analisar-se-ão também todas as passagens que envolvam religião, magia e canto, levando em conta os contextos que circundam cada uma das situações, de maneira a compreender como esses elementos se relacionam na Argonáutica. Pretende-se, ainda, realizar a análise e tradução, acompanhadas das notas e comentários, de cada uma das passagens onde o personagem Orfeu aparece na Argonáutica, que irão compor uma antologia de Orfeu dentro do poema. O levantamento e a análise de todas essas passagens, mais a investigação das ocorrências de certas estruturas-chave e a análise do vocabulário relacionado ao personagem Orfeu, permitirão aprofundar o exame de sua participação na organização da Argonáutica, tendo sempre por base os contextos que envolvam religião, magia e música e poesia