Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2011 |
Autor(a) principal: |
Hércules, Thais Carvalho [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/86849
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Resumo: |
A Cia. Do Quintal, ao estrear o espetáculo Jogando no Quintal, alimentou o debate acerca das relações entre palhaço e improvisação. Realizado inicialmente no quintal da casa do ator Cesar Gouvêa, o espetáculo é uma disputa de improvisações entre duas equipes de palhaços, a partir de sugestões da plateia. Em virtude dessa inter-relação de linguagens – por um lado a impro (espetáculos improvisados que seguem como base o trabalho de Keith Johnstone) e por outro lado o palhaço Jogando no Quintal suscitou discussão sobre como cada um desses modos de atuação se entrecruza no espetáculo. Como forma de solucionar essa questão, foi necessário analisar de que maneira o teatro vem desenvolvendo a improvisação desde o começo do século XX; buscar as influências que repercutiram durante a trajetória do espetáculo Jogando no Quintal até o presente momento como o projeto Doutores da Alegria, o trabalho de Cristiane Paoli-Quito, os Matches de improvisação e o Teatro-esporte; e, por fim, comparar os modos de atuação de um improvisador contemporâneo com o palhaço – o que os aproxima e o que os diferencia. Sendo assim, foi possível compreender a importância de Jogando no Quintal como um projeto propositor e autoral, que contribui para o panorama nacional de teatro, sobretudo das companhias que privilegiam os processos coletivos ou colaborativos de criação e daquelas que, assim como a Cia. do Quintal, também estudam a impro ou o palhaço no teatro |