Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Almeida, Aline Barbosa de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/204174
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Resumo: |
A narrativa brasileira contemporânea propõe vários desafios no que diz respeito à sua análise. Entre eles destaca-se a reverberação do contexto mercadológico na produção de obras juvenis. Nesse contexto, a presente tese analisa, interpreta e categoriza as configurações do projeto literário do escritor gaúcho Luís Dill (1965) no entrecruzamento de arte e indústria cultural, procurando compreender como se constitui o capital simbólico correspondente à produção da literatura juvenil produzida pelo escritor. A pesquisa é de perspectiva bibliográfica, com um corpus de 31 obras submetidas à grade de análise literária desenvolvida por Ceccantini (2000), tendo constituído a base metodológica para formularmos as primeiras categorias de análise da estética do escritor gaúcho. Os conceitos de Candido (1980), Bourdieu (1996), Cruvinel (2009), Villa-Forte (2019), Benjamin (2000), Eco (2001), Borelli (1996), Pellegrini (1999) entre outros estudiosos da área, foram nosso suporte teórico para se examinar a relação entre escritor, mercado, obra e leitor. Diante dessas reflexões, evidenciou-se que Dill é um autor que se formou e se forma à medida que o mercado interfere em sua produção, posto que é um escritor que consegue manter uma relação harmoniosa e significativa com o mercado editorial. O escritor gaúcho se submete às regras do jogo da arte, correspondendo não só aos aspectos almejados pelo mercado e o público, mas também aos seus, enquanto escritor engajado em formar leitores e produzir uma literatura de qualidade. Além disso, conceituamos o diálogo direto que Dill faz com os textos clássicos e a integração da linguagem das redes sociais e cinematográficas na estrutura do texto literário. Tais aspectos funcionam como modificadores da estrutura do romance juvenil, o que nos levou a questionar e refletir sobre a unidade do gênero e como ele se molda para corresponder às expectativas do público. Portanto, o projeto literário de Luís Dill apresenta-se como pluridimensional, posto que integra múltiplas linguagens para significar e potencializar a estrutura do texto e a fruição do leitor. Dill configura-se, assim, como um escritor de nosso tempo, com um olhar sensível para se apropriar daquilo que nos é contemporâneo, ressaltando valores estéticos e sociais no conjunto das suas obras. |