Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Reis, Carla Francine da Silva [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/235054
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Resumo: |
Constata-se que hoje já existe um número relevante de publicações sobre a produção de literatura infantil da escritora Sylvia Orthof (1932-1997). São estudos que trazem valiosas contribuições quanto à influência dessa literatura infantil no processo de formação de leitores, principalmente pelo fato de os títulos infantis da autora se destacarem por sua originalidade em relação à tradição da categoria, por sua poeticidade e pelo largo emprego do humor, tudo mesclado a recursos artísticos imbricados a elementos da pintura, da música e do teatro. No entanto, observamos que, em meio a esse consistente cenário de investigações valorizadoras da produção infantil da escritora, sua produção juvenil ainda foi muito pouco estudada e muito menos do ponto de vista da especificidade dessa modalidade de narrativas. Assim este trabalho tem por objetivo central preencher essa lacuna, analisando particularmente, em meio à vasta produção da autora, o corpus de obras que têm circulado no mercado como literatura juvenil. Na tese é apresentada uma breve introdução a respeito da natureza da literatura juvenil, com base nas pesquisas de autores como João Luís Ceccantini (2000) e Maria Madalena M. C. T. da Silva (2012). Segue-se o levantamento do estado da questão sobre a obra de Sylvia Orthof, sendo analisadas 8 resenhas, 13 dissertações, uma tese, 27 capítulos de livros, 24 artigos científicos e 20 ensaios publicados sobre a produção literária da escritora, produzidos por amplo leque de pesquisadores da área. O objeto central da tese é constituído por um corpus de 9 títulos de literatura juvenil publicados por Sylvia Orthof de 1987 a 1997. A análise do corpus vale-se particularmente do conceito de metaficção, difundido por autores como Patricia Waugh em Metafiction: the Theory and Practice of Self-Conscious Fiction (1984); Linda Hutcheon em The Poetics of Postmodernism: History, Theory, Fiction (1988); e Mark Currie em Metafiction (1995). O corpus de nove títulos juvenis da autora foi submetido a uma “grade-modelo” desenvolvida por Ceccantini (2000), buscando-se explorar o caráter metaficcional dessas narrativas, sempre imbricado a outros aspectos temático-formais comuns às obras, tudo confluindo para sublinhar a boa qualidade estética do conjunto da produção juvenil de Sylvia Orthof. |