Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2006 |
Autor(a) principal: |
Campos, José Eduardo Oliva Silveira [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/91405
|
Resumo: |
Esta pesquisa tem a finalidade de determinar um modo de pensar, a preparação e a performance de canções para voz e piano, conforme a metodologia proposta por Deborah Stein e Robert Spillman em Poetry into Song: Performance and Analysis of Lieder. A preparação da canção Alma minha gentil de Glauco Velásquez, com dois cantores diferentes, teve como base o estudo da poesia, da música e dos aspectos relacionados especificamente à performance. O compositor e sua contextualização histórica são estudados, incluindo um catálogo de suas 32 canções para voz e piano. São estudados a forma e o conteúdo do poema, assim como os aspectos musicais, incluindo análise formal, a melodia, a harmonia e o ritmo musical. São discutidos aspectos interpretativos para ambos os intérpretes, incluindo nuances de dinâmica, timbre e estilos vocal e pianístico. A performance da canção Alma minha gentil é apresentada, em formato de CD, como resultado dos aspectos discutidos. Mesmo que aplicado especificamente a uma canção, o método desenvolvido pode ser aplicado ao estudo de qualquer outra. Em anexo encontram-se cópias manuscritas e digitalizadas da canção Alma minha gentil e o CD que apresenta duas versões da canção em performance. |