Aprendizagem virtual de geometria euclidiana espacial: interações entre alunos do ensino superior e mídias digitais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Débora, Pelli [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/256500
Resumo: O objetivo desta pesquisa é investigar como as interações entre alunos e mídias promovem a reorganização do pensamento para a produção de conhecimento de conceitos da Geometria Euclidiana Espacial em uma disciplina da Graduação em Matemática, em tempos de pandemia. A pesquisa qualitativa foi realizada no ambiente natural do Ensino Remoto Emergencial em que a sala de aula virtual foi o Google Meet; o ambiente virtual de aprendizagem para compartilhamento de informações, o Google Classroom; além do grupo de Whatsapp para diálogos entre a professora e os alunos. Os participantes da pesquisa foram 24 alunos do terceiro período da disciplina Geometria Euclidiana Espacial do curso de Graduação em Matemática da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Rio Claro. Os designs e redesigns da investigação estiveram amparados nos princípios da pesquisa baseada em design – DBR. Os dados foram produzidos por meio de notas de campo, questionários, entrevista, Whatsapp, gravação das aulas, chats e arquivos enviados via Google Classroom. Conforme as medidas de isolamento social adotadas devido à pandemia da COVID-19, todos esses procedimentos foram realizados de maneira totalmente online. As ideias de Lévy sobre virtual, virtualização, ciberespaço, cibercultura e inteligência coletiva, assim como o construto seres-humanos-com-mídias encampados por Borba e Vilarreal, além de alguns autores que versam sobre visualização e Educação Matemática constituíram os referenciais teóricos que alicerçaram a análise dos dados desta pesquisa. A análise dos dados apontou que a realização de diferentes atividades por um coletivo de estudantes-com-mídias reorganiza o pensamento desses indivíduos, levando à produção de conhecimento de conceitos da Geometria Euclidiana Espacial, em que a visualização faz parte do processo de pensar e fazer matemática pelo coletivo. Os refinamentos realizados no ciclo iterativo da DBR possibilitaram a análise e redesigns com a proposição de novas atividades em cada fase da pesquisa. Além disso, as interações entre estudantes e professora pelo WhatsApp, a afetividade mais aflorada, o diálogo durante e após as aulas em ambiente virtual, as discussões realizadas em grupos e uma avaliação elaborada pelo próprio coletivo estudantes-com-mídias, com essa mudança do ensino presencial para medida emergencial de ensino remoto devido ao vírus da COVID-19 aliados à experimentação com tecnologias e a visualização como processo inerente da produção de conhecimentos da GEE, trouxe-nos um contexto novo, o da aprendizagem virtual – AV.