A representação do ateísmo nos filmes de terror brasileiros: À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Leite, Letícia da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/256411
Resumo: Este estudo analisa a representação do ateísmo nos filmes À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964) e Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967), dirigidos por José Mojica Marins e protagonizados por Zé do Caixão, um coveiro ateu em busca da mulher ideal para gerar uma criança livre de influências religiosas. Utilizando metodologia de análise de filmes como fonte histórica, a pesquisa também se fundamenta no conceito de representação proposto por Chartier, tendo sempre em vista o diálogo com a História do Ateísmo. Ao contextualizar a produção e o lançamento dos filmes, explora-se o anticomunismo difundido pela Igreja Católica, que associa o comunismo ao ateísmo, explorando também como isso se relaciona com a representação do ateísmo nos filmes, adentrando conceitos como imoralidade, blasfêmia e pseudociência. Este estudo preenche lacunas na historiografia brasileira, contribuindo para o campo da pesquisa historiográfica sobre o ateísmo e suas representações, um tema pouco explorado no contexto nacional.