Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Blumenschein, Júlia Camille |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/211014
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Resumo: |
Esta tese tem como objetivo principal problematizar e trazer à tona a discussão: quem é o artista e por que ele cria Arte? A hipótese é a de que a produção artística é inerente e biologicamente necessária ao ser humano, e que o processo criativo do desenvolvimento de obras artísticas estrutura o artista como indivíduo, assim como a Arte é estruturada por ele. Foram encontrados três caminhos que corroboram a necessidade biológica da Arte: evolução da espécie, auto-organização do sujeito e regulação da vida. A escolha de se aproximar do artista pelo ponto de vista biológico se deu devido à possibilidade de um ângulo não usual na observação do propositor de Arte. São usados, principalmente, aspectos das neurociências e áreas afins para se apresentar, então, os caminhos que levam a considerar a causa da necessidade de se desenvolver Arte. |