Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Garcia, Ludmila Loquette |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://hdl.handle.net/11449/254404
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Resumo: |
Este projeto busca analisar as relações entre a obra As Ondas da autora britânica Virginia Woolf e o conceito denominado rizoma dos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, que, vistos em conjunto, nos proporcionam uma reflexão sobre o sistema de atalhos e desvios adotados na escrita contingencial da autora, onde a causalidade dos acontecimentos não é clara e os eventos individuais estão inter-relacionados, existindo enquanto múltiplos processos de troca, por uma rede que se expande em caminhos secretos. Os rizomas não estariam restritos a elementos unos e nem múltiplos, seriam multiplicidades, não possuiriam nem começo e nem fim, eles se encontrariam no meio, entre as coisas, com fronteiras movediças e sempre em expansão. O rizoma possuiria múltiplos caminhos e combinaria diferentes regimes de signos, como uma região continua de intensidades pulsando sobre si mesmas sem direção ou finalidade objetiva. Em As Ondas, os questionamentos internos e pessoais dos personagens se propagam de forma rizomática, seus sentimentos ecoam e são absorvidos pelas demais personagens e essas perspectivas são alternadas em espaços curtos e sem separações que delimitem de quem é a fala, cabendo ao leitor se dedicar a essa percepção. É possível observar um caráter rizomático na composição de As Ondas, uma vez que a narrativa salta de uma personagem para outra de uma maneira não hierárquica, onde cada expressão individual dessas personagens tem tanto poder quanto todo o sistema central da narrativa. A obra explora conceitos de constante movimento e a inevitabilidade de lutar contra o fluxo natural dos acontecimentos cotidianos aparentemente desprovidos de significado. |