Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2006 |
Autor(a) principal: |
Bertani, Roberto [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/87010
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Resumo: |
Este é o Relatório Circunstanciado do Trabalho Equivalente realizado sobre a gestão de coleções de arte. Com o crescimento do mercado cultural brasileiro, tem-se presenciado o aumento da formação de coleções particulares e públicas. Para adminisitrá-las surge a figura do gestor, profissional que está mais integrado às questões administrativas e financeiras, as quais geram em seu cerne os conflitos entre as particularidades dos interesses artísticos e o rígido posicionamento administrativo. É, portanto, nas questões de gestão e seus conflitos que esta pesquisa teve lugar. Cabe ressaltar que esta pesquisa quis identificar por que há tantos conflitos entre administradores e técnicoe no dia-a-dia da gestão de uma coleção de arte. Procura-se indicar quais são os fatos geradores de conflitos, ou seja por questões financeiras, como por exemplo os custos para se manter uma equipe técnica profissional ou pelas questões técnicas, quando não há como determinar limites e prazos para questões de caráter criativo e intelectual. Os conflitos entre a administração e a arte foram idenfificados pelo pesquisador ao longo de sua carreira como administrador e importantes coleções privadas brasileiras. Para oferecer uma linha temporal de reflexão, a pesquisa apresenta no primeiro capítulo, Colecionando Histórias, o perfil do pesquisador cuja trajetória profissional deixa evidente que este não é um artista ou administrador comum,mas sim um profissional híbrido com visão e experiência bilateral. No segundo capítulo, Colecionismo: Uma Visão hitórica, são apresentados de forma suscinta alguns casos de formação de coleções desde a Idade Média,passando pela formação dos primeiros museus europeus e finalizando nas coleções privadas de banqueiros americanos... |