Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
Ortega, Guilherme Castro [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/88795
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Resumo: |
Esta pesquisa tem como objetivo estudar, por meio de um objeto de cultura, o Brasil da transição, ou seja, o país a década de 1970 que deixava de ser rural para se tornar definitivamente urbano. Para a execução de tal objetivo buscamos entender a música sertaneja neste período, especialmente representada pela dupla Leo Canhoto e Robertinho. Com a introdução da guitarra elétrica, músicas e letras baseadas nos filmes de faroeste, elementos cênicos nos shows, roupas ao estilo hippie, entre outras coisas, eles foram considerados como um dos principais responsáveis por “modernizar” a música brasileira de origem rural. Neste processo, Leo Canhoto e Robertinho teriam operado um procedimento de mistura entre os elementos tomados como arcaicos e modernos de nossa sociedade O caminho traçado, portanto, foi o de analisar aspectos da trajetória da dupla nestes anos e as letras das suas canções no período que vai de 1969 até 1978 buscando compreender o que elas retratam do país daquele período. Neste sentido, esta pesquisa entende que a poesia das canções nos fala algo de significativo sobre seu momento social |