Teatro União e Olho Vivo: cultura tradicional e arte popular

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Carleto, Simone [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/86879
Resumo: Na presente pesquisa proponho a reflexão sobre a presença de manifestações da cultura popular tradicional como o bumba-meu-boi, o circo, a literatura oral e de cordel, nas obras do grupo Teatro Popular União e Olho Vivo, como elementos estruturais na abordagem de temas de relevância social, tais como greves, conflitos de classe, étnicos e religiosos, alienação. São tomados como base os textos O Evangelho segundo Zebedeu, 1970 e Bumba, meu queixada, 1978; obras representativas dos mais de 40 anos de atividades do grupo nas periferias de São Paulo. Discuto questões significativas para subsidiar o interesse sobre o conceito e prática do Teatro Popular postulado pelo grupo, estabelecendo nexos entre cultura popular tradicional, teatro popular e consciência crítica. Além disso, são abordados aspectos como as formas de produção artística, envolvendo o público ao qual se destina, os locais das apresentações e os elementos que caracterizam a formação do grupo. A atividade do TUOV é uma alternativa significativa de resistência à cultura de massa e o capitalismo pós-moderno, por socializar conhecimento e difundir práticas humanísticas com sua arte teatral. O grupo tem organização semelhante aos grupos de cultura tradicional das comunidades, em que o popular é entendido no sentido de participar da criação, manutenção e divulgação da obra artística.