O processo civilizador e o estudo do humanismo como objetivos contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Alves, Catharina Edna Rodriguez [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/104804
Resumo: A obra de Norbert Elias comporta numerosas análises e interpretações e os autores costumam analisá-la e aprofundá-la com base em pontos de referencia teóricos distintos. Assim, escolho um entre muitos caminhos possíveis, ou seja, o objetivo deste trabalho é analisar as características humanísticas e as concepções e bases filosóficas presentes no sistema de pensamento de Norbert Elias. Isto ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica, com obras que relatam o modo de seu pensamento e, por fim, pelos interpretes que servem de auxilio, fonte de confronto de informações e ideias para compreender a teoria e o sistema de pensamento de Elias. O percurso que será seguido é o de discorrer sobre o tipo de humanismo presente nas obras de Elias. A seguir, encontrar as bases e concepções filosóficas tentando contrapor, comparar e legitimar, utilizando as leituras realizadas pelos interpretes com o intuito de decodificar o sistema do pensamento de Elias e, por conseguinte, buscar as características humanísticas presentes em suas obras. Em suma, este trabalho pretende mostrar que o pensamento do sociólogo alemão Norbert Elias possui características humanísticas que permeiam as suas obras e consequentemente o seu modo de pensar, podendo assim afirmar que ele é um humanista na concepção filosófica. Embora aderimos à concepção de que, no limite, a Filosofia da Educação é uma antropologia filosófica e nos remetamos ao humanismo, não tomamos essa definição e esse tema como um meio de identificar, de antemão, a concepção de Elias, ou de pré-concebê-la; ao contrário, tencionamos priorizar, como objeto, a própria obra do autor, produzida entre 1930 e 1990. Por meio da interpretação dos textos selecionados, reconstituiremos sua concepção humanística, identificando as suas fontes filosóficas.