Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Altamirano, Otniel Josafat López |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/191472
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Resumo: |
Pertencemos a uma cultura de consumo e produção, tanto de produtos quanto de serviços informacionais que a décadas estabeleceram maior vínculo com as áreas tecnológicas e comunicacionais. Esse vínculo nos obriga a estudar e entender as mudanças ocorridas entre a ecologia das mídias e as atividades do design contemporâneo, em relação à forma e conteúdo nos quais as informações são pesquisadas, estruturadas e posteriormente articuladas sob um gerenciamento inteligente, que coloca ao design em um ponto de maior abrangência frente às revoluções de transformação social, especificamente as que acontecem entre indivíduos e as novas tecnologias midiáticas. Motivo pelo qual, através de uma metodologia exploratória, a presente pesquisa realizou o desdobramento dos elementos e as ferramentas que caracterizam à transmídia como uma linguagem contemporânea que executa processos e ambientes interativos por meio da retroalimentação dos usuários que constroem, difundem mensagens e criam conteúdos audiovisuais. Assim também, realizamos estudos de caso, trazendo para análise os perfis e as atividades projetuais de três criadores de conteúdos informacionais. Do México o blogger Alan Estrada com a sua comunidade “Alan por el Mundo- AXM”; do Brasil a agência “Tátil Design”; e da Argentina a produtora multimídia “DCM Team”. Tendo como objetivo estudar e entender o que traz a convergência entre a transmídia e os produtos informacionais do design, permitindo desse modo, que o indivíduo de maneira positiva, conheça a origem, compreenda o conceito, o percurso e os processos intervindos naqueles produtos, assim como o impacto social que esses geram. Portanto, espera-se que o sistema transmidial fomente a percepção crítica, reflexiva e consciente entre os usuários, lhes permita gerar redes colaborativas na difusão desses conhecimentos, incentive a participação e a interação social criativa, bem como, enriqueça o valor simbólico e até afetivo dos produtos informacionais contemporâneos, além de contribuir no desenvolvimento tecnológico na área do design. |