Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2011 |
Autor(a) principal: |
Cristovão, Assunção [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/102355
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Resumo: |
Este trabalho investiga, sob a perspectiva dialógica do chamado Círculo de Bakhtin, os projetos editoriais e gráficos do jornal Folha de S. Paulo, produzidos a partir da década de 70. São analisadas suas características como gênero do discurso, composto por enunciados que manifestam valores e gerados por membros da esfera de atividade composta, em sua maioria, por jornalistas. O trabalho coteja os projetos editoriais da Folha com um exemplar de projeto editorial da revista Superinteressante e também os vários projetos da Folha entre si, com o objetivo de captar sua dinamicidade, sua evolução histórica, o amadurecimento de sua conceituação de jornalismo e de sua visão como empresa. A análise mostra que o jornal precisou se modificar para enfrentar a concorrência provocada pelos outros jornais, pela televisão e, em especial, pelo novo tratamento dado à informação após o desenvolvimento da internet e que, nesse percurso de mais de trinta anos de vigência dos projetos editoriais, solidificou sua visão como empresa e sua noção da informação como mercadoria |