Design e moda, por quem?: um registro das mulheres dos ofícios da costura na cidade de Bauru, São Paulo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Azambuja, Manuela de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/244166
Resumo: Os conceitos de política e ativismo no design refletem a respeito dos impactos da área nos produtos, nos ambientes e nas pessoas. Sobretudo, englobam a responsabilidade social dos designers e as articulações possíveis para combater problemas como desigualdades, injustiças sociais e insustentabilidade. A partir desta premissa, a pesquisa explora as relações entre design e gênero na área da moda, subárea do design, por meio do estudo do reconhecimento do trabalho das mulheres nos ofícios da costura, como a alfaiataria e a alta costura. Durante sua trajetória histórica até a atualidade, a moda forneceu subsídios para validar o sistema binário sexo-gênero presente nas estruturas culturais das sociedades ocidentais, sustentando as desigualdades de gênero nas profissões que abrangem esses ofícios. Como consequência, a alfaiataria foi atrelada aos homens; a alta costura, às mulheres. Contudo, diversas contribuições reconhecidas no campo são vinculadas a nomes masculinos, pois a vasta participação feminina nesses setores foi constantemente desconsiderada ou associada aos hábitos de costura nos ambientes domésticos, espaços ocupados e comandados – majoritariamente – por mulheres ao longo do tempo. Este contexto alimentou a subvalorização daquelas que trabalham nas áreas relacionadas à moda e à costura. Logo, a pesquisa objetiva contribuir para o entendimento de como as mulheres atuam nos ofícios da costura na contemporaneidade, a fim de evidenciar a importância do trabalho das mulheres como um passo essencial para que elas tenham o merecido reconhecimento de suas contribuições no setor. Com base na abordagem qualitativa e métodos dedutivo e indutivo, a metodologia dividiu-se em duas etapas: 1) pesquisa bibliográfica exploratória, para o estudo de conceitos e teorias relacionados ao objeto de pesquisa tais como design e ativismo, feminismo, gênero e história da moda; 2) pesquisa documental descritiva, em que se realizou um estudo de campo para análise do trabalho de profissionais que atuam na contemporaneidade. Para tanto, conduziram-se entrevistas semiestruturadas com oito profissionais para entender a forma como praticam os ofícios da costura segundo suas particularidades. Como resultado, observou-se que conhecer essas mulheres e a forma como atuam profissionalmente é um passo significativo para retratar e compreender quem são as outras pessoas e processos envolvidos na cadeia produtiva do vestuário.