Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Salgado, Kledir Henrique Lopes |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-26012015-130417/
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Resumo: |
Originalmente, os produtos de moda voltados ao mercado de luxo estavam associados a um elevado grau de refinamento, obtidos por meio de insumos valiosos, buscando aprimoramento em todos os processos que envolviam sua produção. O vestuário tangenciou aspectos de construção de luxo, sejam por meio dos materiais, cores, formas, ou mesmo, relações subjetivas e sociais que o luxo sempre apresentou. Utilizando o referencial teórico da semiótica discursiva, notadamente nas postulações de Algirdas Julien Greimas e de seus colaboradores, o presente estudo visa analisar as estratégias discursivas que tecem a significação do luxo e da alta-costura através dos arranjos de seus formantes plásticos. Foram investigadas as poéticas visuais propulsoras dos princípios ordenadores utilizadas na alta-costura contemporânea e posteriormente feito um recorte utilizando como corpus a altacostura da casa de moda Chanel, produzidas entre 2004 a 2014, totalizando 21 coleções. Foram examinadas como as criações vestimentares atuais são articuladas a fim de criar um discurso vestimentar singular e manter esta casa de moda como referência no universo do vestuário de luxo |