Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2006 |
Autor(a) principal: |
Dias, Ellen Mariany da Silva [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/94180
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Resumo: |
A obra de Caio Fernando Abreu marca-se pela presença de temas recorrentes, tais como: a) a repressão às liberdades individuais; b) a cisão psicológica do indivíduo; c) a solidão e o anonimato nas grandes cidades; d) o hedonismo; e) a experiência do corpo em busca de sensações extremas nas drogas, no sexo, na loucura. Nesta dissertação, vamos estudar a articulação de tais temas com situações dramáticas também recorrentes na obra do escritor. Para tanto, realizaremos um estudo sistemático de seus contos e romances com base, principalmente, nos conceitos de motivo e de intriga (Tomachevski, 1976) de modo a caracterizar o que identificamos como três núcleos de produção literária do escritor, marcados, cada um deles, por um tipo determinado de articulação entre motivos e situações dramáticas. Por fim, abordaremos Onde andará Dulce Veiga? (1990), último romance do escritor, e texto que constitui e afirma um quarto núcleo de produção literária no qual, acreditamos, Caio Fernando Abreu realiza uma avaliação crítica e lúdica de sua trajetória, jogando, para isso, com os três núcleos de produção anteriores. |