Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2010 |
Autor(a) principal: |
Figueiredo, Poliana Ganan de Brites [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/94191
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Resumo: |
Este trabalho propõe-se a estudar o processo de desnudamento⁄revelação dos discursos de poder, sejam eles social e historicamente reconhecidos como tais ou não, em dois romances do escritor português José Saramago: Ensaio sobre a lucidez (2004) e As intermitências da morte (2005). A linha norteadora para a análise são as reflexões de Michel Foucault referentes à idéia de que a sociedade é determinada por certas regras que a delimitam e controlam por meio dos “jogos de verdade” pertinentes a cada época. Essa “sociedade disciplinar” teria criado um sujeito apenas aparentemente livre, pois subordinado a um sistema invisível de poder. Em ambos os romances, os discursos que, aberta ou veladamente, exercem sobre a sociedade algum tipo de poder são desautorizados, destituídos de seu poder, pois o leitor é levado a enxergá-los como uma construção. Nesse mesmo sentido, a ficção – discurso assumidamente construído – volta-se para si mesma, por meio de um narrador que comenta e questiona seu próprio contar, apontando para o seu caráter estritamente ficcional, relativizando, assim, o alcance de poder de sua própria voz, já que exige do leitor um posicionamento crítico com relação a ela. Em As intermitências da morte busca-se ainda investigar, por meio dos estudos de Walter Benjamin sobre o “narrador” (contador de histórias), como o tom fabular conferido ao romance contrasta com os constantes questionamentos do narrador que, comentando mais que contando, tece, ao longo do texto, um discurso que, vez ou outra, não hesita em se auto-avaliar, num jogo de redução e ampliação das possibilidades do texto ficcional, levando o leitor a refletir sobre as dimensões possíveis do literário. A dimensão metalingüística assumida nos romances leva, também, a uma reflexão mais apurada sobre a língua e suas armadilhas, considerando-se, então, os estudos... |