Jogo digital matemático bilíngue para estudantes surdos: um sistema simbólico predominantemente visual

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Athayde-Oliveira, Inácio Antônio
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/238199
Resumo: A presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei) da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp) e está inserido na linha de pesquisa Inovação Tecnologia e Tecnologia Assistiva. O estudo parte da análise do panorama histórico da educação de surdos, no qual se observa que o processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos evidencia uma imposição ao ouvintismo. Porém, os últimos anos têm sido marcados por grandes movimentos da comunidade surda e a maior conquista desses movimentos foi o direito à educação bilíngue por meio de legislação pautada na valorização da Língua de Sinais Brasileira (LSB). No entanto, a falta de acessibilidade linguística no ambiente escolar em relação aos estudantes surdos, bem como uma ausência de metodologia direcionada para a dualidade bilinguismo/matemática por muitos professores que atendem os estudantes especificados, despertou a execução do projeto jogo digital matemático bilíngue para estudantes surdos, com um olhar para um sistema simbólico predominantemente visual, o pensamento geométrico. Nesse contexto, sabendo que a língua de sinais possui duas formas de produção de significado: pelo léxico padrão e pela estrutura altamente icônica, o material construído será baseado no pensamento linguístico de empréstimo estereotipado que envolve a LSB, com intuito de analisar e desenvolver um jogo digital que considere a práxis de educação matemática bilíngue de surdos numa abordagem multimodal. Assim, o referido estudo está inserido dentro de uma complexidade educacional ampla e multifacetada que envolve a educação bilíngue de surdos no contexto brasileiro pautada na abordagem qualitativa, tendo os processos investigativos de natureza aplicada, no qual será considerado um contato direto do pesquisador com o objeto de estudo (jogo digital), onde serão analisadas as perspectivas dos participantes da pesquisa diante da utilização e validação deste produto educacional. Para isso, foram desenvolvidas quatro fases procedimentais iniciais: catalogação dos materiais de pesquisas e do referencial teórico relacionados ao objeto de estudo; seleção dos conteúdos matemáticos para o desenvolvimento do jogo digital com ênfase na abordagem bilíngue da educação de surdos; planejamento do jogo a partir da elaboração do instrumento Game Design Document (GDD) e a criação do jogo digital de Matemática bilíngue. Em seguida, realizou-se a fase de elaboração e construção dos instrumentos de validação (questionários bilíngues) para serem submetidos à validação por dois grupos de participantes: grupo 1 - professores surdos e não surdos com formação em Matemática e grupo 2 - professores com formação em Língua de Sinais Brasileira e/ou Português como Segunda Língua para estudantes surdos. Diante desses aspectos, esta pesquisa mostrou que a construção de um jogo digital de Matemática bilíngue pensado para estudantes surdos, precisa ter uma relação entre as características linguísticas presentes numa língua visual-espacial e numa língua de modalidade escrita, tendo em vista uma abordagem multimodal, com intuito de garantir um material bilíngue que garanta o acesso linguístico em condições de equidade dos estudantes surdos no processo educacional de matemática.