O fantástico e o grotesco feérico nas obras de Edgar A. Poe

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Colar, Lara Ozaniqui
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/242992
Resumo: Este estudo analisa, por meio de uma perspectiva comparativa, a presença de elementos fantásticos e grotescos nas obras dos irmãos Jacob Grimm (1785-1863) e Wilhelm Grimm (1786-1859), nos primórdios do Romantismo na Alemanha, e, anos depois, nos contos de Edgar Allan Poe (1809-1849), nos Estados Unidos. Como a obra de Poe figura alguns dos princípios elementares do Romantismo, sobretudo certos traços inspirados nos elementos do “Sturm und drang”, o Pré-romantismo alemão, pressupõe-se que ele teve, direta ou indiretamente, contato com as obras precursoras dos Grimm, e que isto o tenha inspirado em algumas de suas narrativas. Os contos de fadas foram compilações realizadas pelos irmãos como forma de demonstrar seu nacionalismo durante uma época de conflitos na antiga Alemanha. Eles circularam, inicialmente, como parte do patrimônio oral e folclórico da Idade Média europeia e da cultura alemã. Após perceber o crescente aumento da leitura voltada para as crianças, Wilhelm Grimm reviu as edições seguintes de seus contos e descartou parte do grotesco. Entende-se por grotesco a existência de um elemento literário que, através da deformidade, assume todas as formas englobadas no conceito de feiura, e que geralmente é contrastado com o belo (o sublime) na Arte. Além disso, identifica-se, tanto nos Grimm quanto em Poe, um outro elemento literário, conhecido como o fantástico, que diz respeito ao plano da ficção, ou seja, manifesta-se, muitas vezes, por meio de narrativas “misteriosas” como as de Poe, ou por meio de “transferências para outros mundos” (CESERANI, 2004) que os contos de fadas provocam no leitor. Foram analisados alguns contos de Poe que exploram, de diferentes maneiras, os aspectos do fantástico e do grotesco, em especial, “A máscara da morte rubra”, “A ilha da fada” e “Hop-Frog ou os oito orangotangos acorrentados”. Poe emprega elementos fantásticos e grotescos e os remodela, ao elaborar uma forma de expressão literária inovadora, considerando o impacto que os contos deveriam despertar em seus leitores.