Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Fonseca, Nayara Carla da |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/236816
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Resumo: |
No final do século XIX os homens já mal se relacionavam entre si porque as condições impostas pelo implacável mundo do trabalho, engendrado pelo sistema capitalista de produção, não lhes permitiam. Em tal contexto, era preciso buscar novas formas artísticas de expressão, pois o tempo era outro, a atividade humana havia se modificado e necessitava-se dizer coisas novas a partir de novas revelações e experimentações. Transitando esse cenário para a dramaturgia - arte visivelmente ligada às relações humanas -, observa-se que os elementos do drama clássico foram se perdendo, como a ação, os diálogos, o tempo e o espaço bem definidos, e as inter-relações entre os personagens, o que se caracterizou como um cenário de “crise do drama”, segundo o crítico Peter Szondi. Diante desse quadro, alguns conceitos clássicos deixavam de ser pertinentes, o que acabou refletindo nas denominações que caracterizavam a forma dramática, como a mimesis e a verossimilhança. Alguns autores propõem soluções para superar esse contexto de “crise do drama”. No entanto, Luigi Pirandello, um grande dramaturgo italiano, notou que a arte necessitava de novos modelos de representação, fazendo uma releitura do modelo dramático e, consequentemente, da mimesis clássica. Com sua peça “Seis personagens à procura de um autor” (1921), o dramaturgo modernizará o teatro, sugerindo que a plateia deve aceitar que o drama clássico estava sofrendo transformações, antes mesmo de Bertolt Brecht propor a quebra da quarta parede com o seu teatro épico. Visto isso, com este trabalho objetivamos apontar os elementos que compõem o novo laboratório teatral de Pirandello, a partir das compreensões de épico e dramático. |