O sentido da fotografia de arquivo: a compreensão da linguagem fotográfica na sua produção documental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Machado, Bruno Henrique [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/217037
Resumo: A fotografia é vista como um documento que possui diferentes interpretações visuais, e que possui uma linguagem constituída de elementos específicos. Dessa maneira, o objetivo geral deste trabalho é analisar as contribuições da linguagem fotográfica para a produção da fotografia institucional no transcurso de suas funções administrativas enquanto documento de arquivo, respeitando-se suas especificidades a fim de manter a sua organicidade para servir de prova de ações administrativas institucionais. Como objetivos específicos, revistar os estudos da fotografia sob sua relação documental, a fim de compreender à informação construída como práticas institucionais; identificar no campo teórico os elementos da linguagem fotográfica; apresentar aspectos históricos da arquivologia, sobre seu objeto, visando o tratamento dispensado a fotografia como documento de arquivo; explicitar a produção da fotográfica institucional do Senado Federal brasileiro; salientar os elementos da linguagem fotográfica relevantes para produção documental fotográfica. Dessa maneira, a pesquisa se caracteriza como teórica, de cunho bibliográfica de natureza qualitativa e, partimos do método hipotéticodedutivo para analisar os dados, além disso, utilizou-se de entrevista dialógica para analisar a rotina de trabalho de uma instituição. Como resultado, constatou que a linguagem fotográfica está associada a diversos componentes que são utilizados pelos fotógrafos. Assim, a fotografia como um documento que possui uma linguagem constituída de elementos específicos, desde sua criação, uso e circulação, determinantes para sua inserção nas instituições arquivísticas. Constatou que o arquivista deve aprofundar sua compreensão sobre fotografia e linguagem fotográfica. Acredita-se que com esses elementos apresentados e analisados teoricamente a ação da linguagem fotográfica na produção deste documento é fundamental para entender essa fotografia, pois foi possível verificar que a fotografia possui uma linguagem específica e que precisa ser compreendida pelo arquivista.