Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2010 |
Autor(a) principal: |
Steganha, Roberta [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/89508
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Resumo: |
O presente trabalho tem o objetivo de refletir sobre o papel do jornalista contemporâneo diante do advento da internet e responder questões acerca de como os meios de comunicação devem se estruturar numa realidade em que o domínio das tecnologias digitais pode transformar qualquer um em 'repórter de ocasião' ou fonte exclusiva de informação. Propõe ainda ampliar o debate sobre as possibilidades de se aproveitar essa participação externa, como, por exemplo, fazer dos internautas colaboradores e não concorrentes. Até que ponto, essas participações são benéficas? De qualquer forma elas são efetivamente úteis ao jornalismo? Pode-se inferir que as ferramentas tecnológicas trazidas pela Web 2.0 que os usuários têm a seu favor são úteis, benéficas para os jornalistas quando colaboram com o processo de confecção da notícia como fonte de informação. No entanto, a colaboração não pode ser o produto final, apenas a fonte primária. A confecção deve ficar a cargo do profissional de jornalismo concluímos neste estudo. Dentro deste contexto de colaboração e compartilhamento online, temos as redes sociais como potenciais 'auxiliares', especialmente para os jornalistas que trabalham com entretenimento e mundo das celebridades. Por fim, foram selecionados casos extraídos da rede social Twitter para exemplificar como a colaboração dos usuários funciona para traçar desta forma considerações sobre o encadeamento midiático do sistema de microblog com a mídia convencional, a partir da identificação e análise de casos específicos do jornalismo de entretenimento e celebridade servindo como pauta de matérias publicadas em diversos veículos de comunicação ou mesmo como espaço para reverberação de conteúdos publicados |