Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Pintar, Karla Cristiane |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/215225
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Resumo: |
Le livre de la Cité des Dames, escrito entre os anos de 1404 e 1405 pela autora ítalo-francesa Christine de Pizan, propõe a ressignificação das visões que constituíam a Idade Média acerca da posição das mulheres, seus estudos e funções sociais. Para isso, a autora serve-se de histórias, tanto de damas pagãs quanto das cristãs, com o objetivo de edificar uma Cidade idealizada, chamada de Cité des Dames, capitaneada por Notre-Dame, a Vierge Marie. É o lugar que somente as mulheres virtuosas, previamente selecionadas, poderiam frequentar, evidenciando, inclusive, a presença das três Damas Celestiais – Raison, Droiture e Justice – que auxiliarão a protagonista Christine nessa missão. Diante disso, este trabalho analisará a maneira como Pizan se utiliza das palavras para construir o que nomeamos atualmente uma narrativa poética, levando em consideração o espaço, as adversativas, a moral cristã e, principalmente, como esses elementos elaboram a alegoria intrinsecamente presente no texto. Para isso, também consideramos a maneira como a escritora transfere sua imagem e vivência para a protagonista e narradora, que leva o mesmo nome daquela que escreve a obra, como forma de aproximar o leitor da situação descrita na narrativa, ainda que seja idealizada a formatação da Cidade. Essa edificação do espaço será respaldada, sobretudo, pela apresentação das virtuosas histórias femininas tanto passadas quanto contemporâneas à autora e, portanto, próximas a ela e aos seus leitores. Ademais, trataremos aqui da desconstrução das teses já pré-estabelecidas, respaldadas por renomados autores daquela época e pela interpretação bíblica feita pela sociedade, mas que desconsideravam a fortaleza de uma dama. Essa ruptura é elaborada por intermédio da estruturação de adversativas, as quais apresentam o fato e o contradizem com argumentos. Relacionada a isso, nesta pesquisa também estará presente a análise da moralidade que a concepção da obra de Pizan leva à Cidade idealizada, tal qual a Sagrada Bíblia leva aos homens terrenos, ou seja, Le Livre de la Cité des Dames tem a função de metaforizar a Bíblia, porém agora tão somente para algumas mulheres. |