Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Storniolo, Liliane Scarpin da Silva |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/191376
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Resumo: |
O tema dessa tese é a criação da identidade regional do estado mais jovem da Federação, o Tocantins, por meio da análise das letras de canções dos compositores Genésio Tocantins, Juraildes da Cruz e Dorivã. Para que esse tema fosse desenvolvido, tivemos como objetivos: analisar as razões pelas quais os compositores selecionados consideram-se regionais e/ou pioneiros do Tocantins; identificar se há a presença de um discurso pautado no regionalismo e se existe uma representação (identificação) do povo tocantinense nessas canções. Acredita-se que a construção dessa identidade esteja pautada no resgate de tradições e costumes advindos da sociedade agropastoril desenvolvida no Brasil, nas regiões litorâneas que migraram para os sertões e hoje é a base econômica do estado do Tocantins. Para que pudéssemos conhecer a história da criação do estado do Tocantins, inicialmente, foi necessário que se fizesse uma pesquisa considerando-se o espaço maior, o Brasil, a partir de sua invasão pelos portugueses no século XVI. Dessa forma, esses estudos foram pautados pelas artes que trabalham de modo imprescindível para a constituição da identidade nacional, ou seja, a literatura e as canções aqui difundidas que traçaram um percurso que marca a historicidade do Brasil e, posteriormente, do Tocantins. Os tipos de pesquisa utilizados foram: bibliográfica de acordo com os preceitos de Eva Maria Lakatos e Maria de Andrade Marconi (2003) e de campo de acordo com Milliam Soares dos Santos (2013) e, com entrevistas estruturadas para os compositores e diretores de emissoras de rádio regionais (enunciadores) e interpretação de textos por enunciatários, que são alunos de um curso de pós-graduação da Unitins. Para tanto, a pesquisa foi qualitativa realizada por meio das teorias da Estética da recepção e Análise dialógica do discurso, ambas desenvolvidas pelo denominado Círculo de Bakhtin que era formado pelos teóricos da linguagem russos Mikhail Bahkthin, Valentim Voloshinov, Pável Medvedev e outros (2006). Dessa forma, defende-se nessa pesquisa a tese de que em meio a turbilhões de acontecimentos históricos e políticos, a identidade regional do Tocantins também é construída pelos enunciatários, compositores pioneiros do estado, por meio da historicidade contida nas letras de suas canções e esses discursos estão representando o enunciatário, o povo tocantinense. |