Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Silva, Igor Lula Pinheiro [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/153076
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Resumo: |
O presente trabalho tem como objetivo compreender alguns fundamentos do debate teórico-metodológico estabelecido entre Walter Benjamin (1892-1940) e Theodor Adorno (1903-1969) sobre a dialética. Este debate foi documentado nas correspondências trocadas entre ambos durante a década de 1930 e repercute diretamente nos textos produzidos por cada um deles nesse mesmo período, revelando determinadas convergências e divergências que permeiam aspectos fundamentais da dialética. A seguir, o problema da pesquisa e os elementos teórico-metodológicos apresentados estão dispostos em uma constelação estratégica para se realizar um estudo a respeito de alguns desdobramentos da dialética no âmbito da teoria crítica. Partimos da observação de que os escritos da década de 1910 e início da década de 1920 do jovem Benjamin apresentam uma concepção de linguagem e crítica de arte que extrai sua vitalidade de uma determinada forma de imediatez em relação ao objeto. Entretanto, na década de 1930, ao considerar metodologicamente os ensaios mais recentes de teoria estética e crítica literária de Benjamin, Adorno observa que a relação de imediatez com o objeto é incompatível com a dialética materialista, sendo imprescindível realizar uma mediação do objeto com o processo social total. Após traçar esse panorama, o problema em questão é remetido aos textos programáticos em que ambos elaboram suas respectivas tarefas filosóficas, com o intuito de compreender o sentido da dialética no pensamento dos autores naquele contexto. |