Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Mendes, Beatriz [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/194408
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Resumo: |
Esta dissertação coloca em foco o Espaço Cenográfico de São Paulo. Os objetivos desta pesquisa, de caráter qualitativo, são identificar quais foram as circunstâncias que levaram à idealização e inauguração do Espaço Cenográfico, assim como documentar a sua significativa atuação para a formação em cenografia. A partir de um recorte histórico das propostas experimentais que culminaram na modernização do teatro brasileiro, foram traçados apontamentos sobre a cenografia e seu ensino em São Paulo. Por meio de referências bibliográficas, fotografias e entrevistas, analisamos o panorama nacional do ensino de cenografia e as contribuições do Espaço Cenográfico para a documentação da cenografia brasileira e para o desenvolvimento do profissional da cenotecnia, considerado nesta pesquisa como técnico-artista. Constatamos que, devido ao desinteresse e carência de investimentos públicos e privados para a formação de artistas, a SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco, atualmente, é a única instituição na cidade de São Paulo que oferece uma formação gratuita em cenografia e cenotecnia. |